Consultoria em Bem-estar Animal, Qualidade e Habilitação de Novos Mercados


Bem-estar Animal X Halal

16/02/2011 10:47

Hoje em dia novos mercados estão interessados nos produtos de origem animal do Brasil, seja pelo preço, pela qualidade ou por acordos comerciais.

Muitas pessoas associam Halal com morte com dor, sofrimento e desrespeito a vida dos animais, se esquecendo que o povo islamico, muçulmano também tem valor pelos animais e desejam respeito ao bem-estar animal.

É de conhecimento que as práticas requerem insensibilização com parametros baixos, ou até sem insensibilização.

São culturas, são religiões!

Atualmente nas Industrias se consegue acordo, mostrando que mesmo com insensibilização dos animais, consegue-se o resultado de BEA, animais inconscientes a dor, porém não mortos, pois para Halal a morte deve ser pela SANGRIA , de preferência imediata.

Para pessoas leigas, seguem sites para conhecer melhor esta cultura, em que em abatedouros de aves a produção para paises Arabes são cerca de 90%.

Segue abaixo breve relato sobre termo Halal:

Segundo o Alcorão, livro sagrado da religião islâmica, o alimento é considerado Halal (permitido para consumo), quando obtido de acordo com os preceitos e as normas   ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica. Esses alimentos não podem conter ingredientes proibidos, tampouco parte deles.

 A Sharia proíbe o consumo de todo e qualquer tipo de alimento modificado geneticamente, assim como produtos minerais e químicos tóxicos que causem danos à saúde.

Peixes e outros animais aquáticos são permitidos, desde que não se enquadrem no quesito anteriormente citado. Animais que vivem tanto na terra quanto em água são proibidos (crocodilos e semelhantes).

Produtos de origem vegetal são considerados Halal, contanto que não tenham efeito alucinógeno e não causem intoxicação ou malefícios à saúde de quem os consome.

Para os produtos cárneos, o abate deve seguir os procedimentos do ritual Halal. Não é permitido o abate de animais como porcos, cachorros e semelhantes, animais com presas (tais como tigres, elefantes, macacos, dentre outros), pestilentos (ratos, centopéias, escorpiões), pássaros predadores e criaturas repulsivas.

De acordo com as exigências das Embaixadas dos países islâmicos, o abate Halal deve ser realizado em separado do não-Halal, sendo executado por um mulçumano mentalmente sadio, conhecedor dos fundamentos do abate de animais no Islã.

As normas básicas a serem seguidas para o abate Halal são:

- Serão abatidos somente animais saudáveis, aprovados pelas autoridades sanitárias e que estejam em perfeitas condições físicas;

- A frase “Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso” deve ser dita antes do abate;

- Os equipamentos e utensílios utilizados devem ser próprios para o Abate Halal. A faca utilizada deve ser bem afiada, para permitir uma sangria única que minimize o sofrimento do animal;

 - O corte deve atingir a traquéia, o esôfago, artérias e a veia jugular, para que todo o sangue do animal seja escoado e o animal morra sem sofrimento;

 - Inspetores mulçumanos acompanharão todo o abate, uma vez que eles são os responsáveis pela verificação dos procedimentos determinados pela Sharia.

É importante ressaltar que o abate e processamento Halal vislumbra produzir produtos seguros e que tragam benefícios à saúde de quem os consome. Portanto, higiene e sanidade são requisitos imprescindíveis para os operadores e suas vestimentas, equipamentos e utensílios empregados no processo, evitando assim a contaminações por substâncias não-Halal.

Por esta razão todo o preparo, processamento, acondicionamento, armazenamento e transporte devem ser exclusivos para os produtos Halal, que obrigatoriamente são certificados e rotulados conforme a lei da Sharia.

O rótulo deve conter o nome do produto, número do SIF, nome e endereço do fabricante, do importador e do distribuidor, marca de fábrica, ingredientes, código numérico identificador de data, carimbo ou etiqueta para identificação Halal e país de origem.

No caso de produtos de carne primária, também devem constar a data do abate, da fabricação e do processamento.

         Certificadoras de abate Halal no Brasil:

Centro de Divulgação do Islã
para a América Latina
www.gah.com.br
Cibal Halal
www.cibalhalal.com.br


https://www.cibalhalal.com.br/br/halal-brasil/conceito-halal-brasil.html

   https://www.abiec.com.br/3_hek.asp

—————

Voltar